4 segredos escondidos nas pinturas de Leonardo da Vinci


Foto: Abdelrahman Ayman

A teoria de que Da Vinci escondeu códigos secretos e mensagens em seu trabalho não é nova. Se isso é verdade ou não, podemos apenas supor, mas aqui estão algumas coisas que você notará ao dar uma olhada nas obras do artista.


O erro de ”Salvador Mundi”

Em ”Salvador Mundi” Jesus está segurando uma esfera transparente nas mãos. Mas há um erro aqui, porque não é assim que o fundo através da esfera deveria ser. Na realidade, se você olhar para uma esfera de cristal, verá o fundo ampliado e fora de foco. Leonardo da Vinci provavelmente sabia disso, já que estudou as leis da física. Mas e você? Acha que foi um erro ou uma mensagem secreta?


Jesus e Judas em ”A última ceia”

Se olhar atentamente para ”A última ceia” você vai notar que Judas e Jesus estão pintados de maneira bem semelhante. Diz a lenda que Leonardo da Vinci usou a mesma pessoa como modelo tanto para Jesus quanto para Judas. Segundo essa história, o pintor usou um cantor de um coral de igreja como modelo para pintar Jesus. Três anos depois, antes de finalizar a obra, Leonardo usou um bêbado como modelo para pintar Judas. Só quando terminou a pintura, é que o bêbado teria contado para Leonardo que já tinha posado para aquela mesma obra, três anos antes, quando era um cantor de coral de igreja.


Dama com Arminho

Esta pintura foi digitalizada por meio de uma nova técnica e os cientistas descobriram que pelo menos duas outras versões desse retrato foram anteriormente pintadas na mesma tela. A primeira versão não tinha o arminho, enquanto a segunda mostrava um animal totalmente diferente.


O retrato de Isabel d'Este

Esta pintura inteira é considerada um segredo. Ela foi descoberta recentemente e os cientistas atribuíram ela como sendo uma obra de Leonardo da Vinci. Eles estudaram os pigmentos e uma cartilha usados ​​na pintura e identificaram que são idênticos aos usados ​​pelo artista. Além disso, a mulher na pintura se assemelha a Mona Lisa, especialmente na maneira como ela sorri.

0 comentário