A conexão das mulheres com a arquitetura

Por Graziele de Souza


A moda está conectada diretamente à arquitetura, assim já dizia Coco Chanel, que buscava suas inspirações para suas criações em obras arquitetônicas, como nas de Le Corbusier, na década de 1950.


Com certeza, as mulheres estão conectadas com a arquitetura. Quanto mais os anos se passaram, mais essa conexão aumentou. Foi no final do século que as tendências de traços e cores se conectaram ao mesmo tempo: tanto no vestir quanto no morar. Criou-se, então, o chamado lifestyle. Uma relação de fortes semelhanças entre as peças de roupa que as pessoas, nesse caso em especial, as mulheres, vestem e os ambientes em que convivem.


Fotos: Revista Sua Casa / Ronald Pimentel

Lifestyle é um guia de vida, estilo, criatividade, ou melhor, qualidade de vida. Uma verdadeira expressão de sua personalidade.


A conexão entre as duas está sempre em criar novas tendências ou referências, visões, abordagens e experimentações em busca de resolver as questões diretamente envolvidas pela forma e estrutura. Mesmo existindo tempo suficiente, o trabalho de cada mulher é guiado em proporções, equilíbrio, e tudo isso sendo renovado diariamente.


Entre muitas semelhanças, a principal é que ambas têm como princípio primeiro abrigar o indivíduo, pois tanto a casa como a roupa possuem significações psicológicas do caráter de abrigo protetor.


Mulheres inspiradas, movidas e tocadas por expressarem sua personalidade na moda ou na arquitetura; para elas, o principal ambiente que reflete tudo isso é a casa. Conhecendo essa relação real e concreta, fica muito mais fácil entender a ligação entre as mulheres, suas casas e a decoração.


Elas gostam de cuidar de si mesmas, das pessoas e de tudo que está ao seu redor. Essa intimidade com o que chamamos de lar mostra a forte relação das mulheres com a decoração. A casa de uma mulher é o reflexo de sua expressão, seu estilo e seus sentimentos. Por esse motivo que hoje encontramos um grande número de mulheres envolvidas direta ou indiretamente com o ambiente, sejam elas atuantes na área de arquitetura, como clientes inspiradoras, e outras ainda que estão presentes, para que seus sonhos sejam realizados.


A decoração é algo que inspira muitas mulheres e incentiva a estarem presentes para si mesmas e para as pessoas que amam. Ela revela de forma sutil o que há de mais íntimo em cada uma de nós.


O cuidado com a casa é como cuidar de si mesma. É estar presente para o seu eu, é estar presente para aquilo que importa. A Arquitetura e a decoração muitas vezes estão relacionadas a luxo, glamour e muito dinheiro. Às vezes, parece algo selecionado para um pequeno grupo. Entender a essência da Arquitetura e da Moda nos deixa muito mais conectados com a busca do equilíbrio constante e do nosso verdadeiro lifestyle.


Tudo isso vai muito além do estar na moda, vai ao encontro do equilíbrio, da plenitude e da qualidade da nossa vida. Quando você ama a Arquitetura, quando você ama a Moda, você se ama e se protege. Esteja presente para essa conexão de valores. Esteja presente para o seu lar. Cuide, organize, decore.


Permita que a sua CASA demonstre todo o carinho, cuidado e amor que você tem por você e pelas pessoas que você AMA.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo