A pipoca é saudável?


Foto: Yulia Khlebnikova

Você já se perguntou se a pipoca é saudável? Caso não saiba, sim, comer pipoca é um dos hábitos de lanche mais saudáveis que você pode ter. Ela é cheia de fibras, tem mais antioxidantes do que algumas frutas e vegetais e pode até ajudar a combater o câncer.


Ela pode ser mais saudável do que frutas e vegetais

Sim, você leu certo. De acordo com uma análise de 2019 na revista Antioxidantes, a pipoca é carregada de polifenóis, compostos encontrados em plantas que agem como antioxidantes e reduzem a inflamação. Os polifenóis estão presentes em frutas e vegetais, que são compostos por 90% de água. Como a pipoca é composta por cerca de 4% de água, os polifenóis são mais concentrados, especialmente nas cascas. No entanto, a pipoca não tem muitas outras vitaminas e nutrientes, então ela não pode substituir completamente as frutas e vegetais em sua dieta.


Pipoca pode ajudar a combater o câncer

Um dos muitos poderes dos polifenóis, como os encontrados na pipoca, é sua capacidade de bloquear enzimas que o câncer precisa para crescer e, ao fazer isso, regular a propagação das células cancerosas. A maneira tradicional de colher esses benefícios à saúde é comendo frutas e vegetais, mas a alta concentração de polifenóis torna a pipoca uma alternativa saudável.


A pipoca pode ajudar a aliviar a constipação

Como a pipoca é toda de grãos inteiros, sua fibra insolúvel ajuda a manter o trato digestivo sob controle e evita a constipação. Uma porção de 3 xícaras contém 3,5 gramas de fibra, e uma dieta rica em fibras pode ajudar a promover a regularidade intestinal.

0 comentário