A razão pela qual você não está perdendo a gordura da barriga


Foto: Humphrey Muleba

A gordura da barriga é comum para muitas pessoas e é uma área frequente de reclamações para quem está procurando perder algum peso. Mas, por que é tão desafiador ver algum progresso quando se trata de eliminar a gordura da barriga se comparado com pernas, braços ou rosto?


Tipo diferentes

Na região abdominal, temos tecido adiposo subcutâneo e tecido adiposo visceral. É mais fácil perder a gordura subcutânea, que é o tecido adiposo sob a pele. Já a gordura visceral, que fica ao redor dos órgãos, é mais difícil de controlar. Enquanto a gordura subcutânea produz moléculas mais benéficas que são anti-inflamatórias e ajudam a regular o processamento de açúcares e gorduras no corpo, a gordura visceral libera moléculas com propriedades inflamatórias e proteínas que aumentam a resistência à insulina.


Saúde mental e física

Segundo a Harvard Medical School, a falta de sono e altos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, podem levar a um aumento significativo da gordura visceral. Esse tipo de gordura pode ser especificamente perigoso porque está relacionado à doenças cardíacas e diabetes.


O que fazer

A dica é aumentar a ingestão de fibras e reduzir a ingestão de gordura trans. Reduzir o estresse também é essencial. Você pode tentar adicionar ioga à sua rotina de exercícios ou começar com algo ainda menor, simplesmente aprendendo a perceber quando está se exagerando e sabendo quando dizer não.

0 comentário