Aeróbio antes ou depois da musculação? Qual o mais eficaz?


Fotos: Arquivo Pessoal Aline Becker

Por Aline Becker


Todos os dias, milhares de pessoas vão para a academia em busca de saúde, condicionamento físico, qualidade de vida e outros tantos benefícios que a prática de atividades físicas pode trazer. Mas, ao chegar na academia, muitas delas se questionam: ‘Será que faço aeróbio antes ou depois da musculação?’.


Decidir por onde vai começar pode não parecer nada demais. Porém, essa decisão, de fato, altera seus resultados, por mais que não exista uma resposta exata para essa pergunta. Isso porque vai depender do objetivo de cada pessoa.


Mas vamos lá: supomos que seu objetivo seja emagrecimento, ganho de massa muscular ou força. Nesses casos, é melhor deixar aquela corridinha ou pedaladinha para depois da musculação, para que você armazene energia.


O glicogênio é o combustível fundamental para o funcionamento dos músculos. Dessa maneira, quando você faz algum exercício cardiorrespiratório antes do treino, pode esgotar parte dessa reserva de energia, que será usada pelos músculos posteriormente. Com isso, chegará à fadiga rapidamente e não alcançará a intensidade que você conseguiria se tivesse começado pela musculação. Ou seja, nesse caso você deve priorizar os treinos com pesos.

Por outro lado, em casos de pessoas que visam à melhora da resistência cardiovascular ou se preparam para uma corrida, o ideal é iniciar o treinamento pelos exercícios aeróbios. Assim, é recomendado iniciar pelos exercícios aeróbios para garantir energia na corrida, já que o foco principal não é a força muscular, pois o indivíduo não precisa pensar em poupar glicogênio para o treino de musculação.


Agora que você já sabe que para definir a ordem do seu treinamento é preciso, antes, estipular o seu objetivo, que tal conversar com seu professor da academia ou com o seu personal trainer on-line? Encontro você na próxima edição. Até!

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