Arquiteta de Tubarão é destaque em Bienal na Itália

Com o tema “Como viveremos juntos?”, a 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza, na Itália, abriu ao público nos últimos dias. Nesta edição, que acontece até o dia 21 de novembro, a proposta é refletir sobre a vida em comunidade, principalmente durante a pandemia de Covid-19. Segundo a organização da Bienal, 61 países participam do evento. Uma das representantes do Brasil é a arquiteta tubaronense Graziele de Souza.


“Nosso projeto tem como título: ‘Sharing the table’ – compartilhando a mesa. Porque em uma reunião em torno de uma mesa, a gente não compartilha apenas o alimento, e sim, nossos conhecimentos e histórias. Refletindo sobre o futuro e pensando no tema desta edição, nossa proposta foi justamente ressignificar esse espaço compartilhado, estimulando a troca entre as pessoas”, afirma.

Crédito: Ricardo Beppler

Para participar da Bienal, a arquiteta precisou apresentar um projeto que pudesse ser executado a distância, e que foi aprovado pela organização. Na Bienal, foi separado um espaço para ela, onde é exibido um vídeo, produzido no Brasil, com a apresentação da proposta. O conceito é apresentado por meio de várias mesas e cadeiras. “Os itens entram em uma variedade de modelos, cores e formas, representando as pessoas. Cada uma com suas características, formas e originalidade. Como acreditamos que a sustentabilidade acontece quando criamos um novo uso para o que, de alguma forma, já foi considerado descartável, resgatamos cadeiras e mesas já usadas”, explica a arquiteta.


Graziele pretende ir até Veneza, na Itália, para conferir de perto o resultado do trabalho. “Assim que chegar a minha vez na fila de vacinação, quero viajar para lá. Já recebemos alguns vídeos da Galeria local que está nos apoiando, mas quero ir pessoalmente, para compartilhar ao vivo tudo sobre a Bienal 2021”, finaliza.




Carreira


Localizado em Tubarão, Santa Catarina, o escritório de Graziele de Souza foi fundado há 18 anos. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unisul, a profissional acredita na ideia de que um bom design deve ser inspirado no indivíduo. Além de interiores, projetos comerciais e arquitetônicos, apresenta em seu currículo a execução de franquias em shoppings centers da região. Teve seus trabalhos publicados em diversas edições da Revista Sua Casa, e participou de mostras de projeção nacional, como a Casa Cor.



0 comentário