Casas inteligentes: conveniência, segurança e economia


Na década de 1960, no desenho animado Os Jetsons, a dona de casa Jane Jetson e a robô da família, Rosie, já desfrutavam de várias conveniências concebidas pela tecnologia para administrar a casa. Em um dos episódios, Jane serve café da manhã para seu filho, Elroy, pressionando botões em um dispositivo parecido com um quiosque, pedindo cereais, leite e ovos. Assim que o pedido do café da manhã é feito, a comida surge de um buraco na mesa da cozinha. Enquanto isso, Rosie, a robô, ativa engenhocas elaboradas para limpar, lavar e passar.


Hoje, o mundo da tecnologia vivido pelos Jetsons parece mais próximo da realidade do que a ficção científica dos anos 60. Nas casas inteligentes, não são apenas os computadores e smartphones que se conectam à internet, mas tudo: relógios, alto-falantes, lâmpadas, campainhas, câmeras, janelas, eletrodomésticos e muito mais. Todos esses dispositivos podem se comunicar, enviando e recebendo informações e comandos. Não é ficção científica, é a Internet das Coisas (IoT), um componente-chave da automação residencial.


Ela é exatamente o que parece: torna automática a capacidade de controlar itens pela casa – em qualquer lugar, automaticamente e remotamente. Existem muitas categorias de produtos para um lar inteligente. Algumas ações, como acender e apagar uma lâmpada quando você quiser, são simples e relativamente baratas. Outras, como câmeras de vigilância avançadas, podem exigir um investimento maior. A verdade é que a automação residencial tem tudo a ver com conveniência, segurança e economia, e, depois de ter tudo isso, você dificilmente vai conseguir imaginar viver uma vida sem eles.


Segurança

Casas automatizadas oferecem a segurança de saber que você vai ser alertado se algo estiver errado. Além disso, você pode até mesmo dar uma olhada em sua casa onde estiver, de qualquer lugar do mundo. Automatizá-la pode contribuir para um ambiente de vida mais seguro e saudável.


Conveniência

Uma casa automatizada pode lhe ajudar a aproveitar melhor o seu tempo livre. Entre as características dos lares inteligentes está a conveniência de configurar sua casa para executar funções rotineiras automaticamente, como ligar e desligar as luzes, ajustar a temperatura do ar-condicionado conforme o horário, fechar as cortinas, regar seu gramado e muito mais.


Economia

É possível economizar energia atribuindo à sua casa automatizada a responsabilidade de regular as luzes, os aquecedores de água, além de itens de entretenimento, eletrodomésticos e sistema de irrigação, ao configurar para que estes dispositivos sejam ligados apenas quando necessário.


Por onde começar

Automatizar seu lar pode ser divertido e emocionante, e as possibilidades são limitadas apenas pela sua imaginação. O ideal é começar com os itens que são prioridade para você e construir seu próprio sistema aos poucos. Diferente do que muita gente acha, não é mais preciso gastar altas quantias em equipamentos caros para conseguir um bom resultado em automação. Hoje, já existem marcas com linhas de produtos mais baratas e focadas principalmente no custo-benefício. Por isso, separamos algumas dicas disponíveis no mercado nacional.


ALTO-FALANTES INTELIGENTES

Foto: Amazon

Os alto-falantes com assistentes de voz têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. Eles servem, principalmente, para controlar a maioria dos gadgets da sua casa com o som da sua voz. Entre os dispositivos em destaque está a linha Echo, que conta com alto-falantes Bluetooth equipados com a tecnologia da Alexa, a assistente de voz da gigante Amazon. A linha conta ainda com opções que fazem chamadas de vídeo e mostram resultados de pesquisa em uma tela sensível ao toque.

Foto: Xiaomi

CÂMERAS DE SEGURANÇA WI-FI SMART

Quando se fala em segurança, existem inúmeras opções para uma casa inteligente. Sensores de movimento podem ser instalados em janelas, por exemplo, para alertar seu sistema caso algum vidro seja quebrado. Também estão disponíveis sensores de perímetro, que alertam quando uma pessoa entra em sua propriedade. Mas os dispositivos mais procurados nesse assunto são as câmeras de segurança Wi-Fi Smart. Estão disponíveis no mercado opções como a Xiaomi Mijia Wi-Fi 360. A cabeça do motor duplo permite que a câmera gire e capture uma visão horizontal de 360 graus e uma visão vertical de 96 graus. O design à prova de choque e o motor silencioso da câmera permitem que a rotação permaneça suave e silenciosa.


ILUMINAÇÃO INTELIGENTE

Foto: Positivo

Ligar ou desligar as luzes remotamente pode reduzir a intensidade ou aumentar o brilho de um cômodo específico. Isso é possível a partir de um sistema de iluminação inteligente. Também é viável instalar um sensor de movimento em uma sala ou corredor, para que as luzes acendam quando alguém entrar e depois apaguem quando a área estiver vazia. Entre as opções disponíveis está a Smart Lâmpada Wi-Fi, da Positivo. Entre os diferenciais está a fácil instalação, a vida útil de longa duração, o ajuste de intensidade e cor, o timer programável e o consumo reduzido de energia.


ASPIRADORES ROBÔ

Foto: Irobot

Vale a pena ter em mente o potencial de economia de tempo que um aspirador de pó robô pode trazer para sua vida. Você pode, por exemplo, configurar seu robô para limpar sua casa em dias específicos ou todos os dias da semana. Uma das opções disponíveis no mercado é o Aspirador de Pó iRobot Roomba 614. Com o reservatório de 600ml, ele une eficiência e tecnologia na hora de cuidar da sua casa. Sua bateria dura 60 minutos por carga, e ele também vai sozinho para a base recarregadora assim que detecta essa necessidade.


ELETRODOMÉSTICOS

Foto: Samsung

Vários eletrodomésticos também estão ganhando a capacidade de se comunicar com o restante da casa. Entre eles estão os refrigeradores. Muitos incluem câmeras internas, opções de resfriamento controladas pelo usuário e a capacidade de interagir com seus recursos usando seu smartphone ou tablet. Uma das opções é a Family Hub, da Samsung. Com ela, é possível ver o que tem dentro da geladeira a qualquer momento, pelo celular ou pela tela inicial da geladeira, sem abrir a porta.

0 comentário