Celebrações de Nossa Senhora de Aparecida acontecem virtualmente


Foto: Maxuel Silva

Missas virtuais: essa é a solução encontrada pelo Santuário Nacional de Aparecida para evitar multidões no feriado da padroeira, comemorado no dia 12 de outubro. As novenas estão sendo veiculadas na televisão e na internet e os fiéis não podem acompanhá-las pessoalmente. A mudança na programação, que costuma atrair milhares de fiéis ao interior de São Paulo, se deve à pandemia de Covid-19.


Na igreja, somente pessoas ligadas à Arquidiocese de Aparecida e às obras de evangelização da Basílica podem acompanhar as missas neste feriado, que seguirão os protocolos de distância e higiene. A aposentada Carmen de Oliveira, 82 anos, diz que não se importa em assistir na televisão. “Por causa da minha idade, assisto o dia 12 de outubro por muitos anos na televisão. Então, para mim, isso não muda muito. Mas, antigamente eu sempre gostava de ir”, conta.


Atualmente, o templo pode receber até 6 mil pessoas, simultaneamente, de acordo com um decreto da administração municipal. Em 2019, o maior templo mariano do mundo registrou 162 mil visitantes somente no dia 12 de outubro. No fim de semana do feriado, 271 mil fiéis passaram pelo Santuário.


Apesar de este ano não poderem assistir às missas no local, os peregrinos ainda poderão visitar espaços do Santuário Nacional, como a passagem pela imagem, capela das velas e sala dos milagres. Além das celebrações, outros eventos da festa da padroeira sofreram modificações. Procissões, vigílias, marchas e passeios de bicicleta foram cancelados. Os shows tradicionais também não vão ocorrer em 2020.

0 comentário