Por Saimon Novack
Clássico Italiano para dar boas-vindas a 2021
E quando pensamos que estava prestes a ficar tudo bem, o número de contaminados pela Covid-19 dá um salto e o caos se instaura outra vez. Mas a vida precisa seguir com ou sem pandemia. Até que não sejamos imunizados, é preciso saber viver. Curtir os bons momentos da vida com responsabilidade.
Para brindar a chegada de 2021, com a esperança de dias melhores, compartilho a receita de um clássico italiano que faz muito sucesso por aqui: Tiramisù. Uma sobremesa cheia de bossa, mas super fácil de preparar. Um Ano Novo doce! É o meu desejo.

TIRAMISÙ
INGREDIENTES
500g de queijo Mascarpone
5 ovos
5 colheres (sopa) de açúcar
40 unidades de biscoito champanhe
2 xícaras de café forte sem açúcar
3 colheres de sopa de Marsala (vinho doce italiano)
Cacau em pó a gosto
MODO DE PREPARO
Separe as gemas das claras;
Bata as gemas com o açúcar até a mistura ficar fofa e esbranquiçada;
Adicione o queijo Mascarpone e misture delicadamente;
Bata as claras em neve e junte-as lentamente ao preparado anterior;
Misture o café frio e o vinho, e embeba os biscoitos;
Tenha cuidado para não encharcar demais.
EMPRATAMENTO
Cubra o fundo de um recipiente com os biscoitos umedecidos;
Cubra-os com metade do creme. Polvilhe o cacau;
Faça mais uma camada de biscoitos e cubra-os com a sobra do creme;
Leve à geladeira por pelo menos três horas;
Antes de servir, polvilhe cacau em pó;
Decore com hortelã ou cerejas frescas.

WENDTONE

Gostinho de Natal o ano todo
Com o objetivo de renovar o setor alimentício e marcar um novo ciclo na gestão das empresas do grupo Lili Indústria Alimentícia, a Wendtone nasceu em 2011 e nove anos depois já é referência no mercado catarinense. Assim como as demais empresas do grupo, a fábrica de panetones é uma grande família e representa a história e a paixão de gerações pelo alimento. A sede, localizada em Içara, no Sul de Santa Catarina, produz panetone o ano todo. Mas nos meses que antecedem as festas de fim de ano, a produção tem crescimento de 90%.
Mesmo em tempos de Covid-19 – o IBGE mostra que a pandemia afeta 38,6% das empresas negativamente –, a Wendtone prevê um crescimento de 10%. “Nossa história está em constante transformação, e nosso maior estímulo é trabalhar para fazer com que os próximos anos sejam de mudanças significativas e reconhecimento”, ressalta a diretora comercial da empresa, Mariana Aléssio Cardoso, que também coloca, literalmente, a mão na massa.
CONFEITARIA

Brincadeira de criança vira negócio promissor
O que, para muitos, parecia brincadeira de criança se tornou um negócio para a jovem empreendedora Vitória Coelho. Aos 11 anos, ela já fazia doces e pratos quentes para as amigas que iam dormir em sua casa. Hoje, aos 23, produz bolos e doces de festa e uma infinidade de outros quitutes para a Vitoria’s Bakery, sua cafeteria, uma das mais charmosas de Criciúma/SC. O negócio, que engrenou em 2014, está em constante ascensão. “Eu e minha equipe estamos sempre testando novos produtos, a fim de proporcionar experiências incríveis aos nossos clientes. 2021 promete ser um ano doce e de muitas novidades”, adianta Vitória, que cursa administração.