Como ajudar as crianças a se concentrar

Ninguém pode afirmar honestamente que nunca teve dificuldade em se concentrar. Esse é um problema que pode transformar até mesmo a menor e mais simples das tarefas em um grande desafio. No caso das crianças a situação é ainda mais complicada, já que elas têm mais dificuldade em identificar que estão passando por esse problema. Por isso, a Vision Business preparou algumas dicas para que você possa auxiliá-las nessa jornada.


Crédito: Keren Fedida

Incentive a gastar energia


As crianças têm muita energia, então há uma boa chance de que se sintam impacientes para se concentrar, caso não tenham gastado energia suficiente antes de serem solicitadas a fazer algo menos divertido. A dica aqui é incentivar alguma atividade física, como dançar, fazer polichinelos ou correr pelo parquinho. As endorfinas liberadas durante o exercício também têm um efeito calmante que aumenta diretamente a atenção plena e o foco.


Pergunte se a criança está confortável


Às vezes, a solução para problemas de crianças sem foco é mais simples do que você imagina. Embora possa parecer bobo, o problema pode acontecer simplesmente porque seu filho está desconfortável. Pergunte como a criança está antes de alguma atividade específica que exija concentração. A ideia aqui é saber se o tênis está muito apertado, se a criança está sentindo frio, calor ou até mesmo fome. Se ela estiver bem e confortável, as chances de conseguir se concentrar são muito maiores.


Coloque música para tocar


De acordo com especialistas realizar uma tarefa ouvindo música pode manter a energia fluindo na direção certa, o que por sua vez aumenta o foco. Dito isso, alguns tipos de música são considerados melhores do que outros quando se trata de aumentar a concentração. Jazz e música clássica instrumental estão entre as melhores opções, porque eliminam o risco de que a mente se concentre na letra da música em vez da tarefa em questão.

0 comentário