Como economizar adotando novos hábitos


Foto: Damir Spanic

Se você se sente confuso sobre como economizar dinheiro, saiba que não está sozinho. Embora gastar dinheiro seja, indiscutivelmente, mais emocionante para a maioria das pessoas, você deve considerar a economia de dinheiro uma prioridade. Há muitas maneiras de economizar sem fazer sacrifícios. A chave é adotar novos hábitos e ficar mais atento às suas finanças e consumo.


Por que economizar é importante?

A menos que você seja incrivelmente rico, é provável que grandes despesas na sua vida, como carro e casa própria, exijam planejamento. Por isso, organize-se e evite compras desnecessárias.


Crie um orçamento

O primeiro ponto de partida é avaliar quanto você realmente tem e ganha, e para onde esse dinheiro está indo. Entre as dicas dos profissionais, está estabelecer 50% da renda para itens essenciais, como aluguel, alimentação, escola; 20% deve ir para algum investimento e 30% deve ir para despesas pessoais, como entretenimento.


Construa um fundo de emergência

Alguns especialistas recomendam reservar seis meses de despesas de manutenção em caso de emergência. Isso o ajuda a evitar endividar-se caso perca o emprego ou tenha que pagar despesas médicas imprevistas.


Use aplicativos

Você pode se surpreender com o destino do seu dinheiro. Por isso, use aplicativos de finanças e mantenha um registro do que você gasta para ver como as pequenas despesas se somam.

0 comentário