Como o alecrim pode melhorar seu bem-estar mental, emocional e físico


Foto: Babette Landmesser

Popularmente conhecido por ser uma erva culinária, o alecrim é da família da hortelã e é usado na medicina tradicional há séculos. O óleo essencial de alecrim tem uma fragrância amadeirada e é considerado um dos pilares da aromaterapia. No entanto, o óleo de alecrim tem uma ampla gama de usos.

 

Combate ao estresse gastrointestinal

O óleo de alecrim pode ser usado para aliviar vários problemas gastrointestinais, incluindo indigestão, gases, cólicas estomacais, distensão abdominal e prisão de ventre. Ele também estimula o apetite e ajuda a regular a criação de bile, que desempenha um papel crucial na digestão. Para tratar doenças estomacais, combine uma colher de chá de óleo de coco ou amêndoa, com cinco gotas de óleo de alecrim e massageie suavemente a mistura sobre o abdômen. A aplicação regular de óleo de alecrim dessa forma desintoxica o fígado e promove a saúde da vesícula biliar.

 

Alivie o estresse e a ansiedade

Pesquisas mostram que simplesmente inalar o aroma do óleo essencial de alecrim pode reduzir os níveis do hormônio do estresse, cortisol, no sangue. Níveis elevados de cortisol são causados por estresse, ansiedade ou qualquer pensamento ou evento que coloque seu corpo no modo de "lutar ou fugir". Para criar um spray de aromaterapia, basta combinar em um pequeno frasco de spray seis colheres de sopa de água com duas colheres de sopa de vodka e adicionar dez gotas de óleo de alecrim. Use este spray à noite no travesseiro para relaxar ou borrife no ar em ambientes fechados a qualquer momento para aliviar o estresse.

 

Tratar problemas respiratórios

O óleo de alecrim funciona como expectorante quando inalado, aliviando a congestão da garganta por causa de alergias, resfriados ou gripes. A inalação do aroma pode combater infecções respiratórias devido às suas propriedades antissépticas. Ele também tem um efeito antiespasmódico, que ajuda no tratamento da asma brônquica. Use óleo de alecrim em um difusor ou adicione algumas gotas a uma caneca ou panela pequena de água fervente e inale o vapor até três vezes ao dia.

0 comentário