Conheça a rara tartaruga albina


Fotos: Debashish Sharma

Na Índia, um fazendeiro encontrou uma tartaruga incomum, bem diferente do que estamos acostumados a ver. Ela é bem rara e tem uma cor próxima a de gema de ovo ou uma fatia de queijo cheddar. Assim que a foto da tartaruga foi postada online, por um membro do Serviço Florestal Indiano, ela se tornou viral enquanto as pessoas ficavam maravilhadas com sua aparência.


Ela, na verdade, é uma tartaruga albina indiana. Essas tartarugas de água doce são comuns em países do sul da Ásia, como Paquistão, Índia, Sri Lanka e Bangladesh. O fazendeiro levou o animal para casa e então alertou as autoridades florestais, que a entregaram aos conservacionistas.

Como costuma ser o caso, a aparência albina da tartaruga abaulada indiana deve-se à genética. “É uma doença congênita e se caracteriza pela ausência total ou parcial do pigmento tirosina”, declarou a diretora executiva da Associação para Conservação da Biodiversidade, Siddhartha Pati.


A tirosina é um aminoácido que, entre outras coisas, ajuda a produzir melanina. A melanina, claro, é o pigmento responsável pela cor da pele, dos olhos e (no caso das tartarugas) da concha. O fato de a tartaruga ter olhos rosa é um claro indicador de albinismo, ao contrário do leucismo, que é apenas uma perda parcial da pigmentação.


0 comentário