Conseguiu economizar dinheiro na pandemia? Que tal continuar?


Foto: Fabian Blank

Embora a pandemia do coronavírus tenha sido devastadora para milhares de desempregados em todo o país, ela também gerou um aumento no número de pessoas que conseguiram economizar mais. Com as limitações na circulação e os períodos de quarentena, alguns dizem que conseguiram cortar despesas e gastar menos. Por isso, preparamos algumas dicas para quem deseja continuar economizando.


Considere uma mudança permanente no seu estilo de vida

Se você viu suas despesas mensais caírem durante a pandemia, sem jantares em restaurantes, compras e viagens, tente não encarar isso como uma situação temporária. Considere uma mudança permanente no seu estilo de vida, já que você viu que consegue viver sem essas coisas com tanta frequência.


Analise seus hábitos de consumo

Determine quais despesas são mais importantes para você e quais você pode viver sem. Por exemplo: depois de passar meses fazendo exercícios em casa ou ao ar livre, você precisa mesmo de uma academia? Avalie no que você economizou dinheiro ao não fazer e decida se deseja aumentar essa despesa novamente.


Estipule uma meta para economizar

Ter metas é uma ótima maneira de construir bons hábitos financeiros. Se você não tiver um propósito para o dinheiro que está guardando, provavelmente vai gastar com mais facilidade. O dinheiro economizado deve ter um significado e um propósito que o leve a tomar decisões mais conscientes.


Evite o hábito do 'eu mereço'

Quando a pandemia acabar, após meses de isolamento, não caia no hábito do "Eu mereço”. Como você ficou sem as coisas que normalmente faz, vai achar que deve ser recompensando… Não faça isso! Claro que gastar dinheiro é um direito seu e você economizou e fez sacrifícios para isso. No entanto, tente lembrar de como foi difícil juntar e dos seus planos para o futuro.

0 comentário