Cuidado com as ferramentas térmicas!

Por Bruno Lotufo

Foto: Joyce Cury

As ferramentas térmicas são mais do que bem-vindas para quem trabalha com cabelo ou para quem quer se arrumar em casa e se sentir bonita. Elas têm várias funções, mas servem, principalmente, para deixar os cabelos bonitos, com brilho e bem produzidos. Entre as ferramentas estão secadores, modeladores de cachos, escovas rotativas e piastras. Mas é preciso se atentar a alguns fatores que são primordiais para buscar manter o cabelo saudável e bonito após ser lavado.


Cada ferramenta tem cuidados específicos

Ainda é preciso ressaltar que cada ferramenta precisa ser utilizada com cuidados específicos. Os secadores, por exemplo, são essenciais na rotina. Mas eu não recomendo, nunca, em hipótese alguma, encostar o bico do secador nos fios. Ao secar, você pode até chegar próximo, em torno de dois centímetros, mas não pode encostar. Eu gosto de fazer uma comparação com roupa. Se você pegar um tecido de seda e encostar o bico do secador nele, você vai ver que vai queimar, porque o bico é quente. É a mesma coisa quando você encosta no cabelo. Apesar de você não o sentir queimando, ele está sendo danificado.


Utilize um bom protetor térmico

O protetor térmico é extremamente importante, já que serve para diminuir os danos causados aos cabelos. No entanto, mesmo fazendo uso deste tipo de produto, é preciso levar em consideração a quantidade de vezes que as ferramentas térmicas são utilizadas. Como elas trabalham em altas temperaturas, mesmo fazendo uso de um bom protetor, os fios podem acabar danificados, e, muitas vezes, esses danos podem ser irreparáveis.


Adquira Produtos de boa qualidade

Eu também sempre aconselho a comprar essas ferramentas de marcas que apresentem boa qualidade. Procure referências de profissionais que as utilizem para saber se é um produto realmente bom, porque isso faz muita diferença.


Atente-se à temperatura

Com relação às piastras, também é preciso escolher um produto de qualidade, já que a construção faz diferença no resultado. Você precisa prestar atenção nos componentes dela, como por exemplo se ela é feita de cerâmica. Mas a principal dica é regular a temperatura para cada tipo de cabelo. Se for mais fino, precisa de uma temperatura mais baixa. Cabelo mais grosso, pode aumentar um pouco mais. Oriento a nunca deixar a piastra parada em um mesmo ponto. Essas dicas também servem para os modeladores de cachos.


Escovas secadoras

Eu sempre aconselho a optar por escovas secadoras que produzam vento. Aquelas que só esquentam, normalmente, acabam danificando um pouco mais o fio, pelo contato com as chapas. É preciso tomar muito cuidado!


Cuidado com o ciclo vicioso

Essas dicas são fundamentais, principalmente, porque as pessoas não costumam reparar nos danos nos fios em um primeiro momento. Geralmente, só notam após meses de utilização das ferramentas térmicas. Os ciclos viciosos também são muito perigosos. Vamos imaginar um cenário em que a pessoa não usou protetor térmico, passou a piastra e ficou com o cabelo extremamente bonito, liso e com muito brilho. Isso pode acontecer, mas esse cabelo provavelmente está queimando. A pessoa só vai perceber o estrago quando lavar, e aí ele seca um pouco mais armado.


Muitas mulheres acabam passando novamente a piastra, com a esperança de ter um brilho no cabelo de novo, mas aí o queimam mais uma vez. Esse ciclo vai acontecendo e chega uma hora em que o cabelo começa a partir. Nesse caso, é preciso diminuir o uso das ferramentas térmicas para que tenha mais chances de um cabelo saudável.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo