Curiosidades sobre o mundo da dança


Foto: Ardian Lumi

Em 29 de abril é comemorado o Dia Internacional da Dança. Essa forma de arte pode ser realizada para servir a várias funções – social, competitiva, cerimonial, marcial e até mesmo erótica. A dança sempre esteve conosco, mesmo antes do advento da linguagem escrita e da história moderna, quando nossas culturas mais antigas evoluíram utilizando métodos orais e performáticos para passar as histórias de uma geração a outra. Muitos historiadores acreditam que as danças sociais, comemorativas e rituais fazem parte dos fatores essenciais do desenvolvimento das primeiras civilizações humanas.


Cerimônias religiosas

Um dos primeiros usos da dança estruturada aconteceu em cerimônias religiosas que contavam histórias de mitos e deuses antigos. Os sacerdotes egípcios, por exemplo, usavam esse tipo de narrativa visual em seus rituais.



Tradição no oriente

A Dança do Leão é uma das danças religiosas e cerimoniosas mais populares na China e nos países vizinhos de Taiwan, Coreia e Japão. Esta dança pode trazer boa sorte, proteger de espíritos malignos e representar proficiência em artes marciais.


Gregos e romanos também dançavam muito

Os antigos gregos e romanos celebravam anualmente seus deuses do vinho, Dionísio e Baco, com festividades de vários dias com muito álcool, música e dança.


Pode causar lesões

A dança profissional é, hoje, considerada uma das mais exigentes capacidades físicas. De acordo com estudos, 80% de todos os dançarinos profissionais têm pelo menos uma lesão grave durante a carreira.

0 comentário