Dicas úteis para melhorar seu foco


Foto: Andrew Neel

Manter o foco pode ser, particularmente, desafiador quando você está cercado por distrações constantes. No mundo sempre conectado de hoje, as diversões estão a apenas um clique de distância.


Mesmo durante os momentos de silêncio, a distração está sempre ao seu alcance, enquanto você verifica suas notificações do Instagram ou as últimas atualizações das notícias. Felizmente, o foco é muito parecido com um músculo. Quanto mais você trabalha nele, mais forte fica.


Elimine distrações

Embora possa parecer óbvio, as pessoas frequentemente subestimam quantas distrações as impedem de se concentrarem. Essas intrusões podem vir na forma de um rádio tocando ao fundo ou talvez um colega de trabalho, desagradável, que quer conversar o tempo todo. Uma maneira de lidar com isso é solicitar que seja deixado sozinho. Outra alternativa é procurar um local calmo, onde você saiba que poderá trabalhar sem ser incomodado.


Limite seu foco

Embora multitarefa possa parecer uma ótima maneira de fazer muitas coisas, rapidamente, muita gente não consegue fazer isso direito. Fazer malabarismos com várias tarefas ao mesmo tempo pode reduzir, drasticamente, a produtividade. Por isso, limite seu foco!


Viva o momento

É difícil permanecer mentalmente focado quando você está ruminando sobre o passado, se preocupando com o futuro ou desligado do momento presente por algum outro motivo. É tudo uma questão de afastar as distrações, sejam elas físicas (seu celular, por exemplo) ou psicológicas (suas ansiedades) e estar mentalmente engajado no momento atual.

0 comentário