Efeitos colaterais de comer muitos carboidratos


Foto: Krista Stucchio

Várias diretrizes recomendam que os carboidratos constituam de 45 a 65% do total do nosso consumo de calorias diárias. Se você ingerir, digamos, 2 mil calorias por dia, isso representaria entre 900 e 1.300 calorias de carboidratos, ou cerca de 225 a 325 gramas. Muita gente nem imagina, mas ingerir mais que isso pode acabar causando vários efeitos colaterais.


Ganho de peso

Comer muitos carboidratos com alto teor calórico, como batatas fritas, assados, pizza, bebidas açucaradas, coquetéis e biscoitos, pode obviamente te fazer ganhar peso. Mas, há mais coisas acontecendo aqui do que sobrecarga de calorias. Para entender, você precisa saber como a insulina funciona. Quando se ingere muitos carboidratos processados, muitas pessoas têm um pico de insulina - o pâncreas inunda o corpo com o hormônio para ajudar a glicose a entrar nas células, o que reduz os níveis de glicose na corrente sanguínea. Mas quando suas células obtêm mais glicose do que precisam, porque você comeu muitos carboidratos, o corpo converte o excesso de glicose em gordura.


Vício

Comer muitos carboidratos pode ativar partes do cérebro de maneira semelhante aos padrões envolvidos na dependência de substâncias, como o vício de drogas e álcool. Isso ocorre porque consumir carboidratos desencadeia a liberação de dopamina, o hormônio do prazer.


Acne

Estudos sugerem que jovens que comem mais carboidratos processados, especialmente com adição de açúcares, bem como leite e gorduras saturadas, podem ter casos graves de acne. Problemas de pele geralmente têm relação com os hábitos alimentares. Além disso, especialistas pedem cuidado no consumo de açúcares, leite e gorduras saturadas.

0 comentário