Entenda o significado do Bonsai – a árvore em miniatura


Foto: Thanun Patiparnthada

As árvores de bonsai têm uma forte associação com o Japão. Mas você sabia que a arte de cultivar árvores em miniatura se originou na China antiga? Por volta de 700 d.C., os chineses já usavam técnicas especiais para cultivar árvores pequenas em contêineres. A prática ficou conhecida como 'pun-sai' e originalmente era cultivada apenas pela elite da sociedade.


Qual é o significado do termo bonsai?

Bonsai é uma palavra japonesa que significa 'árvore em uma panela'. No entanto, o termo vem originalmente da palavra chinesa 'pun-sai' ou 'penjing'. Em chinês, 'pen' significa panela e 'jing' significa cenário ou paisagem. As árvores de bonsai são uma representação em miniatura da natureza, plantadas em recipientes decorativos.


O que a árvore bonsai simboliza?

Quando os bonsais foram introduzidos na China, há mais de 1.300 anos, eles eram vistos como um símbolo de status entre a elite da sociedade. Hoje, no entanto, as árvores bonsai são apreciadas por pessoas em todo o mundo. Dependendo da cultura ou crenças de uma pessoa, as árvores bonsai são vistas como símbolos de harmonia, equilíbrio, paciência ou até sorte. Muitas pessoas simplesmente usam os vasos de árvores como ornamentos vivos para design de interiores, enquanto outros - zen-budistas, por exemplo - acreditam que o bonsai é um objeto de meditação ou contemplação.

0 comentário