Fatos curiosos sobre Tiradentes


Em 21 de abril é lembrado o dia de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. A história deste brasileiro que perdeu a vida lutando para libertar o país dos portugueses nos é contada com detalhes desde os tempos de escola. No entanto, algumas curiosidades são pouco divulgadas.

⠀⠀

Ele não era só dentista

Apesar de ficar conhecido por arrancar dentes, ele também foi tropeiro, minerador, engenheiro e militar. Tiradentes chegou até a ser segundo-tenente da Sexta Companhia de Dragões de Minas Gerais.

⠀⠀

Nunca foi casado

Apesar de ter tido dois filhos, Tiradentes nunca se casou. Ele teve João, com Eugênia Joaquina da Silva e Joaquina, com Antônia Maria do Espírito Santo. Historiadores também contam que na única vez que Tiradentes se apaixonou de verdade, ele já tinha 40 anos e foi por uma menina de 15, que já estava prometida para outro homem.

⠀⠀

O corpo foi também esquartejado

Depois de ser enforcado, no dia 21 de abril de 1792, o corpo dele também foi esquartejado. Sua cabeça foi levada para Vila Rica, em Minas Gerais, e exposta em um poste, em praça pública. De acordo com historiadores, três dias depois ela foi roubada e nunca mais foi encontrada.

⠀⠀

Só foi reconhecido muitos anos depois

Apesar de ter morrido heroicamente, isso só foi realmente reconhecido muitos anos depois. A data do enforcamento só virou feriado nacional em 1890, 98 anos depois da sua morte.

⠀⠀

Único brasileiro com feriado

Tiradentes é o único brasileiro que teve sua data de morte transformada em feriado nacional. É também o mais citado no Google, com milhões de páginas que divulgam seu nome.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo