Fatos incríveis sobre o Taj Mahal, um ícone da Índia


Fotos: YURY TARANIK

Sem dúvida, o Taj Mahal é um dos monumentos mais conhecidos do mundo. Todo o complexo, que consiste no famoso mausoléu branco, um espelho d'água e jardins exuberantes, entre outros prédios, é um testemunho da sofisticação cultural do Império Mughal. O Taj Mahal foi concebido por meio de uma história de amor entre um imperador e sua esposa. Foi criado por Shah Jahan, o quinto imperador Mughal que governou de 1628 até 1658.


Foi preciso um exército para construí-lo

Cerca de 22 mil trabalhadores participaram da construção do Taj Mahal, que durou cerca de 12 anos. Isso incluiu escavar e nivelar os três acres de terra sobre os quais ele foi construído, bem como a elaboração de um andaime de tijolo. Além disso, o projeto exigiu mão de obra de centenas de pintores, bordadores e lapidários. Mais de mil elefantes foram usados para levar materiais de construção, que foram então transportados para perto da obra por bois em uma rampa de terra de 14 quilômetros criada para o projeto.


Custou caro

Dada a mão de obra necessária para dar vida ao Taj Mahal, não há dúvida de que o projeto era caro. Materiais luxuosos foram trazidos de toda a Ásia e Índia. Isso incluiu grandes quantidades de mármore branco trazido de Makrana, bem como 28 variedades de pedras preciosas e semipreciosas que foram colocadas no mármore. Jade da China, turquesa do Tibete, safira do Sri Lanka e lápis-lazúli do Afeganistão são apenas algumas das pedras incorporadas ao Taj Mahal. Quando foi totalmente concluído em 1653, o custo estimado na época era de 32 milhões de rúpias. Em 2020, isso se converte em cerca de 70 bilhões de rúpias ($ 916 milhões de dólares).


É uma das maravilhas do mundo

O Taj Mahal é um dos monumentos mais queridos da história. Inclusive, nos últimos anos, o número de visitantes do Taj Mahal atingiu mais de oito milhões de turistas por ano. Portanto, não deve ser surpresa que, quando uma organização elaborou uma lista das 'Novas Sete Maravilhas do Mundo', com o objetivo de substituir as antigas 'Sete Maravilhas', o Taj Mahal teve que ter uma vaga. A votação pública para criar a lista recebeu mais de 600 milhões de votos e, quando os vencedores foram anunciados em 2007, o Taj Mahal se juntou a outras maravilhas.



0 comentário