Forçar um sorriso pode melhorar seu humor


Foto: Demorris Byrd

Mover seus músculos faciais para imitar um sorriso pode melhorar o seu humor, de acordo com um estudo recente publicado na revista Experimental Psychology. A pesquisa constatou que o ato físico de sorrir, não só criou sentimentos positivos, mas também fez com que os participantes vissem o mundo ao seu redor de uma forma mais positiva, de acordo com o pesquisador-chefe Fernando Marmolejo-Ramos, da Universidade do Sul da Austrália.


Cérebro feliz

Durante a pesquisa os participantes replicaram o movimento facial de um sorriso segurando uma caneta entre os dentes, fazendo com que os cantos da boca levantassem. Embora os sorrisos dos participantes fossem falsos, seus cérebros não entendiam direito a diferença. Ao forçar o sorriso, a amígdala é estimulada e libera neurotransmissores, gerando um estado emocionalmente positivo. A amígdala é considerada o centro emocional do cérebro e desempenha um papel fundamental no processamento de respostas relacionadas ao medo, agressão e ansiedade. Também influencia na tomada de decisões e a memória.


O que isso significa para você

Quando se trata de cultivar uma visão mais positiva da vida, há vários fatores em jogo. Dieta, exercícios e suporte profissional à saúde mental são essenciais para melhorar sua mentalidade. Dito isso, pode haver vantagens reais em sorrir mais do que você normalmente faz. Mesmo que às vezes pareça bobo, que tal tentar? Seu cérebro pode agradecer.


Positividade

O poder do pensamento positivo não deve ser subestimado. De acordo com a pesquisa, pequenas mudanças podem ter grandes efeitos. O pesquisador afirma que fingir um sorriso até torná-lo real pode ser uma dessas mudanças menores que acabam tendo um efeito positivo real. "Na pior das hipóteses, só não vai funcionar”, finaliza.

0 comentário