Hoje é Dia Mundial do Doador de Sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado, anualmente, em 14 de junho. A data é lembrada desde 2005 e foi definida pela Assembleia Mundial da Saúde. Além de ser uma forma de agradecer aos doadores de sangue, também é uma data para sensibilizar sobre a necessidade mundial de dispor de sangue seguro e sobre como qualquer pessoa pode contribuir.



Crédito: Agência Brasil


Essencial para tratamentos e intervenções urgentes, o sangue seguro, também, permite aumentar a esperança e qualidade de vida de pacientes com doenças potencialmente mortais, que podem levar a procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. Desta forma, é fundamental para tratar feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados etc.) e desempenha uma função especial nos cuidados maternos e neonatais.


Apesar disso, o acesso ao sangue seguro ainda é um privilégio de poucas pessoas. A maioria dos países de baixa e média renda tem dificuldades para dispor de sangue seguro porque faltam doações e equipamentos para testar o sangue. Globalmente, 42% do sangue é coletado em países de alta renda, que abrigam apenas 16% da população mundial.




0 comentário