Lipoaspiração de alta definição ou “lipo HD”

Por: Dreyfus Fabrini


Foto: Arquivo Pessoal Dreyfus

A Lipoaspiração de Alta Definição (LAD), também referida pelo termo em inglês High Definition Liposuction (Lipo HD ou Hidefi Lipo), é um procedimento de remoção de gordura localizada, visando restaurar uma maior definição dos contornos musculares. Por possuir uma visão mais tridimensional, estética e artística do corpo humano, é também conhecida como Lipo 3D ou Lipo 4D.

Importante registrar que, apesar de ser uma cirurgia já conhecida há mais tempo, tem ganhado destaque em razão do crescimento das demandas estéticas nos últimos anos. Trata-se de um tratamento mais refinado, que exige maior habilidade, experiência e conhecimento do cirurgião. Ademais, por ser mais detalhado e focado na melhora dos contornos e da proporção física, é considerado uma evolução da lipoaspiração convencional e da lipoescultura.

Diferenças

A Lipo HD faz uma sucção dos depósitos de gordura baseada nos mesmos princípios da lipoaspiração convencional. Porém, além de aspirar o excesso adiposo, como no método tradicional, associa novas tecnologias e técnicas mais avançadas, que permitem reforçar visualmente os sulcos entre os músculos e criar uma aparência mais esculpida e definida da anatomia corporal.

Conjuntamente à retirada da gordura indesejada e à demarcação da musculatura, pode-se aprimorar os resultados as sociando procedimentos da lipoescultura. Dessa forma, a gordura retirada pode ser reaproveitada para remodelar áreas específicas, criando volumes, preenchendo depressões, projetando e até aumentando a conformação muscular.

Com esse tratamento, pode-se alcançar, com sucesso, um aspecto mais jovem e atlético, porém não substitui a necessidade de prática de atividade física e de adoção de hábitos saudáveis. É possível tratar cirurgicamente bolsas de gordura que são de difícil resolução mesmo com dieta e exercícios intensos. Contudo, para se realçar o desenho da musculatura, a pele dos candidatos deve ter boa elasticidade, pouca ou nenhuma flacidez, bem como apresentar hipertrofia muscular prévia.

Foto: Adobe Stock

A Lipo HD também oportuniza afinar a silhueta. Todavia, não se trata de alternativa milagrosa para o emagrecimento, pois o foco não é uma grande redução de medidas e sim o aprimoramento das formas. Existe também um limite para o volume máximo de gordura corporal aspirada, que varia de 5 a 7%. Por essa razão, o candidato deve ainda estar próximo do peso ideal para se obter um melhor resultado.


A Versatilidade do tratamento é imensa

Ele pode ser realizado em várias áreas, como abdome, braço, perna, glúteo, peito, costas, pescoço, face e outros, de pacientes de ambos os sexos.

Observadas as possibilidades médicas, a execução do procedimento pode ser ajustada às preferências e expectativas do paciente. Assim, a musculatura pode ter uma delimitação mais marcada ou mais natural, é possível produzir o efeito “six pack” ou “gominhos” do abdome ou apenas fazer uma marcação delicada das linhas central e laterais dos músculos abdominais. Pode-se realizar definição e até enxertia dos braços, peitoral e glúteos, ou seja, inúmeras possibilidades podem ser adaptadas de acordo com a intenção e o objetivo da cirurgia.

A Lipo HD é realizada por meio de micro cânulas inseridas por pequenas incisões, quase imperceptíveis, escondidas em locais discretos como sulco mamário, axilas e umbigo, de forma a se obter um resultado harmonioso e menos aparente. A anestesia pode ser por bloqueio (raqui ou peridural) ou geral. O tempo de internação é de aproximadamente 24 horas, com retorno às atividades habituais dentro de 3 a 5 dias. A dor tende a ser maior nos 3 primeiros dias, sendo que o edema (inchaço) e as equimoses (manchas roxas) persistem por cerca de 15 a 20 dias.

O resultado mais próximo do definitivo pode ser visto após 3 meses. Contudo, há de se mencionar que esses prazos podem variar, dependendo de cada paciente. Para acelerar a recuperação e preservar os resultados obtidos, recomenda-se uso de cintas cirúrgicas e drenagens linfáticas, por pelo menos 30 dias.


Foto: Adobe Stock

Harmonização e essência

Enfim, inúmeros aspectos desse amplo universo da Lipo HD podem ser elencados e, oportunamente, devem ser explicados de forma mais detalhada, diretamente pelo Cirurgião Plástico. A constante busca pelo corpo ideal ressalta o conceito de alta definição próprio da técnica em tela e, consequentemente, reforça a importância e o papel da Cirurgia Plástica nesse cenário, uma vez que o trabalho artístico de harmonização corporal é inerente a essa metodologia e a arte é uma das essências da referida especialidade.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo