Motivos para aprender a tocar algum instrumento


Foto: Gabriel Gurrola

Preparamos uma lista com alguns motivos para você aprender a tocar algum instrumento. Confira!


Alivia o estresse

Estudos mostram que tocar um instrumento ajuda a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que, por sua vez, diminui o cortisol, o hormônio do estresse, fazendo com que nos sintamos relaxados. Embora apenas ouvir música também ajude, aprender a tocar um instrumento traz consigo uma rotina reconfortante de prática diária que ajuda a manter os hormônios do estresse longe.


Torna você mais inteligente

Pessoas que receberam educação musical são geralmente mais espertas. Uma extensa pesquisa feita nesta área provou que as crianças que aprendem a tocar um instrumento musical se saem melhor nos estudos.


Estimula a criatividade

Presos na rotina diária, muitos de nós perdemos o contato com nosso lado criativo. Aprender a tocar um instrumento musical, especialmente quando você atinge níveis avançados, pode estimular essa criatividade perdida. Uma vez que a educação musical influencia suas habilidades mentais, emocionais e cognitivas, o cérebro é estimulado a pensar fora do comum, o que resulta em uma melhor criatividade.


Melhora a memória

Música e memória andam de mãos dadas. Aprender a tocar um instrumento musical faz com que você use ambas as partes do cérebro e isso, por sua vez, aumenta o poder da memória. A educação musical também está ligada a níveis mais elevados de QI e ao desenvolvimento físico de certas partes do cérebro.


0 comentário