O dia a dia nada comum de uma equipe de redação


Fotos: Davi Nascimento

Lupa, lente de aumento! Enxergamos assim. Aqui, na redação da Vision Business, o nosso radar é preciso e está ampliado para que possamos preparar um conteúdo fora da caixa e proporcionar a você, nosso leitor, uma experiência de leitura diferente.


PROCESSO CRIATIVO

O processo de criação de cada conteúdo é realmente único. Apesar de seguir etapas que consideramos a base da criação, cada pauta exige uma estratégia de abordagem, pesquisa e levantamento de dados, além de uma boa comunicação com as fontes. Cada repórter da nossa equipe é responsável, do início ao fim, pela sua pauta, definida em uma reunião de planejamento.


Somos três jornalistas: Daniela Goulart, Edivelton da Rosa e Julia Raquel; e dois editores: Davi Nascimento e Vanessa Mendes. Além da pauta, cada um é responsável pelo bem-estar de uma mente constantemente inspirada, pronta para produzir conteúdos inesperados e proporcionar uma melhor experiência de leitura.


REUNIÃO DE PAUTA E INSIGHTS

Antes de qualquer coisa, nos reunimos e mapeamos todas as necessidades de cada edição da Vision Business, o que precisamos transmitir de conteúdo para o leitor. Saímos da Reunião de Pauta com a ‘cabeça fervendo’ de ideias, que ajudam a ‘desenhar’ uma boa proposta de pauta.


PESQUISA E LEVANTAMENTO DE DADOS

Buscamos tudo o que é relevante sobre aquele assunto inicial. Nessa etapa, sempre descobrimos algo a mais, que pode ou não direcionar a pauta.


ENTREVISTADOS

Agora, com a pauta já estruturada, precisamos pensar em diferentes fontes, que falem sobre os diversos pilares do tema, sempre respeitando a boa prática do jornalismo: ouvir os dois lados.


PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

A cabeça ferve novamente. Estamos com os dados, as entrevistas e a proposta de pauta em mente. É hora de escrever a matéria. Dividimos todo o conteúdo como uma linha do tempo, criando um contexto delimitado por início, meio e fim.



APROVAÇÃO

Os editores leem e corrigem o conteúdo. São os leitores mais críticos. Eles definem se o conteúdo ficou ou não interessante para os leitores.


DIAGRAMAÇÃO

Aqui, o designer gráfico dá vida às letras e faz com que os textos sejam alocados em uma formatação que atrai para a leitura.


FECHAMENTO

Tudo aprovado. O arquivo é fechado, encaminhado à gráfica e, depois, entregue aos assinantes.

0 comentário