O Papai Noel foi criado pela Coca-Cola?


Ilustração do Papai Noel segurando uma garrafa de vidro da Coca-Cola
Foto: Coca-cola

O Papai Noel que todos nós conhecemos e amamos - aquele homem grande e alegre de terno vermelho com uma barba branca - nem sempre foi assim. A Coca-Cola foi a responsável por popularizar a imagem que conhecemos hoje, mas na verdade ele foi criado muito antes disso.

Quando o cartunista da Guerra Civil Thomas Nast desenhou Papai Noel para a Harper's Weekly em 1862, por exemplo, o bom velhinho era mostrado como uma pequena criatura semelhante a um elfo. Nast continuou a desenhar o Papai Noel por 30 anos, e mudou a cor de seu casaco de bronze para o vermelho pelo qual é conhecido até hoje.

A grande mudança ocorreu em 1931, quando a Coca-Cola contratou o ilustrador Haddon Sundblom para pintar o Papai Noel para anúncios de Natal. Essas pinturas estabeleceram o Papai Noel como um personagem caloroso e feliz com traços humanos, incluindo bochechas rosadas, uma barba branca, olhos cintilantes e sorriso sincero.

Sundblom se inspirou em um poema de 1822 de Clement Clark Moore chamado "Uma visita de São Nicolau", comumente conhecido como "Twas the Night Before Christmas".

0 comentário