
O Papai Noel que todos nós conhecemos e amamos - aquele homem grande e alegre de terno vermelho com uma barba branca - nem sempre foi assim. A Coca-Cola foi a responsável por popularizar a imagem que conhecemos hoje, mas na verdade ele foi criado muito antes disso.
⠀
Quando o cartunista da Guerra Civil Thomas Nast desenhou Papai Noel para a Harper's Weekly em 1862, por exemplo, o bom velhinho era mostrado como uma pequena criatura semelhante a um elfo. Nast continuou a desenhar o Papai Noel por 30 anos, e mudou a cor de seu casaco de bronze para o vermelho pelo qual é conhecido até hoje.
⠀
A grande mudança ocorreu em 1931, quando a Coca-Cola contratou o ilustrador Haddon Sundblom para pintar o Papai Noel para anúncios de Natal. Essas pinturas estabeleceram o Papai Noel como um personagem caloroso e feliz com traços humanos, incluindo bochechas rosadas, uma barba branca, olhos cintilantes e sorriso sincero.
⠀
Sundblom se inspirou em um poema de 1822 de Clement Clark Moore chamado "Uma visita de São Nicolau", comumente conhecido como "Twas the Night Before Christmas".