O que acontece quando você bebe refrigerante


Foto: Blake Wisz

É universalmente conhecido que beber refrigerante não é o ideal para a saúde. É uma das únicas bebidas da qual você ouvirá qualquer especialista dizer para você ficar longe. Mas, o que exatamente acontece com o seu corpo quando você bebe um refrigerante?


Açúcar

Uma lata normal contém cerca de 39 gramas de açúcar. E sim, isso é muito para consumir de uma só vez, especialmente de uma bebida, pois há uma chance de você também estar comendo algo enquanto bebe. Isso pode fazer com que o açúcar no sangue suba, algo que pode ter efeitos colaterais de longo prazo, como o aparecimento de diabetes tipo 2.


Ganho de peso

O açúcar não é o único vilão. Uma latinha de refrigerante tem cerca de 140 calorias. Com isso, uma das principais consequências da ingestão constante é o ganho de peso. Um estudo publicado no Diário Americano de Clínica e Nutrição mostrou que bebidas feitas com xarope de milho, com alto teor de frutose, estão associadas à obesidade.


Espinhas

Se você acha que fica com mais espinhas quando consome muito refrigerante, saiba que você está certo. Um estudo de 2019 descobriu que os participantes que frequentemente bebiam refrigerantes carbonatados, chás adoçados e bebidas com sabor de frutas eram mais propensos a ter acne moderada a grave, especialmente se a ingestão de açúcar do refrigerante ultrapassasse 100 gramas por dia.


Insônia

Se você está tendo problemas para dormir à noite, pode ser por causa do refrigerante que está bebendo. Um estudo da Sleep Health descobriu que o sono curto está associado a uma maior ingestão de refrigerantes com cafeína. Dos 18 mil participantes, aqueles que beberam refrigerantes com cafeína e açúcar dormiram cinco horas por noite ou menos.

0 comentário