Palavras importantes têm ação


Por Luciano Menezes

Foto: freepik.com

Você já parou para pensar que, no sentido de importância, grandes palavras da nossa língua vêm com uma ‘ação’ em sua grafia?


Oração, determinação, criação, superação. Inclusive, podemos interpretar superação como um grande (super) ato, ou, se pegarmos o seu conceito, entender que superar é a ação de vencer, conquistar uma vitória, ultrapassar uma situação.


Dizem que nós, brasileiros, nascemos com dois dons: o da superação e o da reinvenção. Creio nisso, principalmente em momentos de crise, a exemplo do querido Rick Chester, capa desta edição. Mas poderia citar, também, a Dona Maria, que em uma adversidade decidiu produzir e vender bolos para garantir a renda da família.


Muitos acham isso uma coisa simples. Porém, no meu ponto de vista, esse é um grande equívoco. Uma simples ação pode ser o começo da mudança de vida. Nesse caso, a capacidade de sair da mesmice, de oferecer coisas diferenciadas, de reinventar o seu produto é o que fará a diferença no mercado.


Outro ponto importante, que vejo como integrador ao sucesso, é sempre carregar com você os seus valores. Eu, por exemplo, prezo por valores como honestidade, trabalho, excelência, inovação, respeito, amizade e, claro, sempre penso na minha família.


Então, quando estou diante de um desafio ou preciso tomar alguma decisão, verifico se no caminho escolhido levarei os meus valores. Reflito: “Será que a minha avó se orgulhará de mim? Será que a minha ação trará coisas boas para meus filhos?”.


Se as respostas forem positivas, sigo em frente. Assim, vou percorrendo meus caminhos, buscando sucesso, felicidade e superação a cada dia.

0 comentário