Pandemia: dicas para manter a motivação na sua empresa

Os últimos meses não estão sendo fáceis para muitos empresários. Grande parte viu as metas de receita indo pelo ralo. Se você faz parte desse grupo e está começando a duvidar do seu valor, essas dicas são para você.



Lembre-se de que "não" significa "não agora"

É da natureza humana recuar quando ouvimos "não”, porque essa palavra está associada à rejeição. Mas é preciso lembrar que esse período não está fácil pra ninguém. Se você enviou uma ideia, uma proposta de venda ou solicitou uma reunião e teve uma resposta negativa, precisa entender que o “não" pode ter muitos motivos diferentes e provavelmente não é pessoal. Não existe um “não” permanente. Ele pode significar "não é bem isso que estamos procurando”, ou “não estamos podendo investir”, por exemplo. Aproveite cada resposta negativa para ressignificar a sua oferta/ideia!


Seja positivo

A positividade atrai oportunidades e a negatividade joga elas para longe. Cuidado para não ser o negativo disfarçado de realista! Não podemos controlar tudo o que acontece com a gente, mas podemos escolher como vamos reagir aos fatos e às pessoas. Procure oportunidades nas situações.


Se comparar com os outros é inútil

Você deve ter ouvido de algum empreendedor que a pandemia foi a melhor coisa que já aconteceu com o negócio dele. Mas se vocês tem negócios diferentes, por que precisa comparar o rendimento do outro com o seu? Mantenha o foco, seja consistente no seu trabalho e faça o seu melhor.


Procure constantemente maneiras de melhorar

Ninguém nasceu especialista - construímos nosso conhecimento por meio da experiência e principalmente, dos erros. Não tenha medo de tentar coisas novas. Sempre há uma maneira de melhorar uma oferta, habilidade, ou qualquer coisa. O que funcionou em uma situação pode não funcionar agora. Seja flexível e resiliente.


Mais importante ainda, não desista

Você é único: só você oferece o seu produto/serviço do seu jeito. Ninguém é igual. Acredite em você e na sua oferta. Crie novos relacionamentos, estipule metas alcançáveis. O resto virá.

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