Por que é importante ter autoestima elevada?


Foto: Jared Rice

Provavelmente todos nós já ouvimos o conselho de acreditar em si mesmo e se valorizar. Mas, o que exatamente isso significa na vida real? Essencialmente, ter uma autoestima elevada é vital para uma vida feliz e bem-sucedida. Mas como exatamente você sabe se sua autoestima é alta o suficiente?


Chave para a saúde mental positiva

Ter uma autoestima elevada é a chave para uma saúde mental positiva e para o bem-estar. É importante porque ajuda a desenvolver habilidades de enfrentamento, lidar com adversidades e colocar fatos negativos em perspectiva. Se você tem um autoconceito mais elevado, também não tende a colocar foco indevido, culpa, dúvida, desesperança ou peso nas partes com as quais não está feliz. Você também consegue lidar melhor com o estresse, a ansiedade e a pressão, seja na escola, no trabalho, ou em casa.



Autoestima vs. Depressão

Observe também que baixa autoestima não é o mesmo que depressão. Embora os dois conceitos se sobreponham, a baixa autoestima é considerada um fator de risco para depressão. Enquanto a depressão é uma condição de saúde mental que afeta a mente e o corpo, a autoestima descreve a maneira como você pensa e se sente sobre si mesmo.


0 comentário