Por que ler é tão importante?


Foto: Adam Winger

Estudos mostram que ler por prazer faz uma grande diferença no desempenho educacional das crianças. As evidências sugerem que, os pequenos que leem para se divertir todos os dias, não apenas têm um desempenho melhor em testes de leitura do que aquelas que não o fazem, mas também, desenvolvem um vocabulário mais amplo, maior conhecimento geral e uma melhor compreensão de outras culturas.


A participação dos pais

Mesmo antes de nascerem, os bebês aprendem a reconhecer a voz dos pais. Ler para um bebê desde o nascimento, mesmo que apenas por alguns minutos por dia, dá a ele o conforto de ouvir a voz dos pais e aumenta a exposição à linguagem. Por isso, lembre-se: nunca é cedo para começar a ler juntos.


Construindo vocabulário

Aprender a ler significa ouvir e compreender, bem como descobrir o que está impresso na página. Ao ouvir histórias, as crianças são expostas a uma ampla gama de palavras. Isso ajuda a construir o próprio vocabulário e melhora a compreensão ao ouvir, o que é vital quando as crianças começam a ler. É importante que elas também entendam como as histórias funcionam. Mesmo que seu filho não entenda todas as palavras, ele ouvirá novos sons, palavras e frases.


Insista

Para algumas crianças, o processo pode ser um pouco mais lento. Por isso, insista! Cerque seu filho de livros — mas lembre que você não precisa de centenas de livros em casa —, vá regularmente à biblioteca ou livraria para pegar livros emprestados, passe tempo com a criança e deixe-a fazer as próprias escolhas. Dessa forma, a leitura se torna um hábito.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo