Qual é a importância das fotos que usamos nas redes sociais?


Fotos: Weslei Torezan

Por Rejane Toigo


A fotografia é um elemento poderosíssimo para fixar nosso posicionamento na mente das pessoas. Em milésimos de segundos, rostos humanos podem ser capazes de chamar a atenção do cérebro e já causar alguma sensação, o que se traduz em reações como likes e comentários! Por isso é tão importante escolher com assertividade as nossas fotos para as redes sociais. Muitas vezes, lembramos das pessoas que seguimos muito mais pelas imagens postadas nas redes do que pelos efêmeros e eventuais encontros que temos com elas.


Nossa convivência virtual pelas redes sociais, em grande parte, ocorre por meio de fotografias. Mas como optar por fotos que expressem nossa personalidade e apontem para a maneira como queremos ser percebidos pela nossa audiência?


Fique tranquilo! Não estou afirmando que precisamos de fotos superproduzidas e com pose o tempo todo! Pelo contrário. As pessoas estão nas redes sociais para ver pessoas. Por isso, fotos espontâneas provocam sentimentos de identificação. Portanto, são muito necessárias à dinâmica do nosso posicionamento.


Fazer o balanço entre imagens deslumbrantes e imagens despretensiosas pode ser a chave para criar um clima interessante e cativar o coração dos seguidores. Quando buscamos um posicionamento por meio das redes sociais, as fotos que postamos nos ajudam a saber quem somos e a moldar a forma como seremos percebidos.


IMAGENS PESSOAIS E PERFIS PROFISSIONAIS

Redes sociais são arquétipos digitais das nossas teias relacionais. Por meio das fotografias, mostramos os lugares que frequentamos, as pessoas que nos cercam, nossos ofícios e nossas preferências.


Assim, é perfeitamente desejável que o perfil de um profissional mostre momentos de viagens, da família, com amigos e também selfies – por que não?


O conjunto dessas fotos pode dizer muito sobre quem somos. Em perfis com objetivos comerciais, protagonizados por pessoas, as fotos da vida particular devem ter um contexto com a profissão. Ou, ainda, podem ser linkadas com a profissão por meio do texto da legenda.


As experiências pessoais podem contribuir para chancelar a atividade profissional, e, nesse contexto, as fotos escolhidas para postar são fundamentais.


UM EXERCÍCIO DE AUTOCONHECIMENTO

Esse é um detalhe que adoro ressaltar! Quando produzimos imagens de nós mesmos, estamos alçando um voo em direção a conhecer mais sobre o que somos.

Enxergar-se através de fotos e vídeos pode significar uma experiência de autoanálise fabulosa, e ajudando a ressaltar os elementos encantadores de nossa personalidade.

Selfies ou não selfies de ensaios fotográficos podem servir, na verdade, como um profundo exercício de autoaceitação e autoconhecimento. E postar tudo isso no feed só potencializa seus efeitos!



RECOMENDO!

A foto de perfil nas redes sociais


Essa é uma dúvida recorrente, principalmente para iniciantes na arte de se comunicar por meio das redes sociais. É interessante, em primeiro lugar, escolher uma foto com boa resolução e colocar o rosto em evidência.


Fundos coloridos podem ser uma opção inteligente. Ando gostando de amarelo, verde e vermelho, pois destacam a pequena foto dos demais perfis em comentários e directs, por exemplo.


Para uma profissão criativa, vale usar uma foto virada de cabeça para baixo ou algo engraçadinho, para dar aquele toque de irreverência.


Fotos P&B costumam dar um ar elegante, sendo também uma boa escolha. Costumo recomendar o uso de fotos atuais, com o rosto bem visível, sem óculos escuros ou cabelo na cara principalmente para os perfis com objetivo profissional.


Logotipos no lugar da foto de perfil ficam adequados para empresas. Mesmo em caso de perfil empresarial, recomendo pensar em um feed humanizado, com fotos, vídeos e ideias das pessoas que trabalham na empresa.


"Pessoas querem ver outras pessoas. Rostos geram conexão. Rede social pede expressão facial. O poder está nas fotografias".

Um beijo e até a próxima!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo