Quanto os artistas ganham por “play” no Spotify


Foto: Morning Brew - Unsplash

Não importa se um artista é independente ou contratado por uma grande gravadora: hoje a regra é divulgar as músicas em serviços de streaming para que o grande público possa ouvir. Eles tornaram-se a base da indústria musical, e milhões de pessoas assinam esses serviços para ouvir suas músicas favoritas a qualquer momento.


Um dos principais serviços é o Spotify, mas existem vários outros como Apple Music, Deezer, Tidal, Youtube Music, etc. A cada reprodução, os artistas obtêm uma receita. Então o raciocínio por trás disso é que quanto maior o número de “plays”, melhor será o pagamento.


No caso do Spotify, a plataforma não divulga valores exatos, mas especialistas apontam que a cada 1.000 reproduções, o valor repassado para a gravadora ou distribuidora dos artistas, é de aproximadamente 4 dólares. No entanto, esse valor ainda precisa ser dividido entre várias pessoas envolvidas na produção de cada faixa, como compositores e editores.


Uma das principais razões pelas quais os serviços de streaming têm crescido cada vez mais, é porque eles permitem que os artistas se conectem a milhões de pessoas. Tradicionalmente, outras plataformas, como o rádio, só impactavam um segmento específico da população. No entanto, serviços de streaming como o Spotify podem dar às pessoas acesso à música de seus artistas favoritos a qualquer momento que desejarem, pelo tempo que desejarem.

0 comentário