Que tal fazer um detox digital?


Foto: Unsplash

Uma desintoxicação digital se refere a um período de tempo em que uma pessoa se abstém de usar dispositivos de tecnologia, como smartphones, televisores, computadores e tablets. Ao renunciar aos dispositivos digitais, pelo menos temporariamente, as pessoas podem melhorar do estresse que decorre da conectividade constante.

Razões para uma desintoxicação digital

Existem muitos motivos pelos quais você pode deixar de lado seu celular e outros dispositivos por um breve período. Você pode querer aproveitar o tempo para si mesmo sem a interferência que seu telefone e outros dispositivos criam. Em outros casos, você pode sentir que o uso do dispositivo se tornou excessivo e está adicionando muito estresse à sua vida. Em algumas situações, você pode até sentir que está viciado em seus dispositivos. Embora o vício em tecnologia não seja formalmente reconhecido como um transtorno, muitos especialistas acreditam que o uso excessivo representa um vício comportamental muito real que pode levar a problemas físicos, psicológicos e sociais.

Tecnologia pode ser estressante

Embora as pessoas muitas vezes sintam que não conseguem imaginar a vida sem seus dispositivos tecnológicos, pesquisas apontam que o uso da tecnologia também pode contribuir para o estresse. Um estudo conduzido por pesquisadores na Suécia descobriu que o uso da tecnologia estava relacionado a problemas de sono, sintomas depressivos e aumento dos níveis de estresse.

O estresse da comparação social

A conectividade digital pode fazer você se sentir como se estivesse perdendo algo o tempo inteiro. Cada vez que você vê uma imagem ou postagem sobre a vida de outra pessoa, pode ter a sensação de que sua vida é menos emocionante do que a dela. Fazer uma desintoxicação digital é uma forma de definir limites e reduzir o medo de perder algo. O segredo é fazer isso de uma forma que não deixe você se sentindo isolado do que está ocorrendo em seu mundo digital.


0 comentário