Razões pelas quais Marte é o próximo destino da exploração humana

Marte há muito tempo é uma fonte de fascínio e inspiração para os humanos. Tanto que, aqui na Vision Business, estamos sempre trazendo curiosidades relacionadas ao Planeta Vermelho. Frequentemente protagonista de romances e filmes de ficção científica, Marte conquistou nossa imaginação. Mas, afinal, quais características tornam este planeta um candidato para visitas humanas – e possivelmente colonização?


Crédito: Nasa

É acessível


Marte é o segundo planeta mais próximo da Terra. Embora Vênus esteja ainda mais perto, não há evidências de vida passada ou presente naquele planeta. Na verdade, com temperaturas superficiais e pressão atmosférica extremas, há pouca chance de que vida pudesse ter existido em Vênus. É isso que torna Marte tão interessante.


Sua distância da Terra torna a viagem relativamente rápida. Embora a distância entre Marte e a Terra varie drasticamente dependendo de onde eles estão em sua órbita, a média é de 140 milhões de milhas. Há apenas uma janela de lançamento ideal e ela ocorre a cada 26 meses. É quando Marte e a Terra se alinham sem a interferência do sol. Ao todo, pode levar de 6 a 8 meses para chegar a Marte.


Crédito: Nasa

É um planeta terrestre


Além da Terra, existem três outros planetas terrestres em nosso sistema solar. Mercúrio, Vênus e – é claro – Marte são os outros. Como um planeta terrestre, Marte tem uma superfície sólida que dá à espaçonave estrutura para pousar, ao contrário de planetas gasosos como Júpiter e Saturno. Marte também tem um núcleo de metal denso como a Terra. E não é aí que as semelhanças terminam. As crateras de impacto, desertos, vales e calotas polares do planeta lembram muito o nosso próprio planeta. No entanto, existem alguns elementos que podem representar um perigo para os humanos.


O solo marciano contém alguns dos elementos encontrados no solo da Terra que ajudam a cultivar plantas. Isso inclui magnésio, sódio, potássio e cloro. No entanto, o solo também é rico em percloratos de sal, o que o torna tóxico para as plantas e humanos. A poeira também é uma preocupação, especialmente porque os ventos fortes açoitam o solo com bastante frequência.


Crédito: Nasa

Os dias são semelhantes aos nossos


Na Terra, estamos acostumados a dias de 24 horas, mas nem todo corpo celeste segue o mesmo padrão. Por exemplo, um dia na Lua equivale a um mês na Terra. E uma noite em Vênus dura 120 dias terrestres! Felizmente, um dia em Marte é quase idêntico ao nosso - 24 horas, 39 minutos e 35 segundos. Seria muito mais fácil para os humanos viver e trabalhar por lá, visto que os dias e noites marcianos são semelhantes ao que vivenciamos na Terra.

0 comentário