Recomendamos livros, séries, filmes, aplicativos,música etc & tal

Mais do que recomendar. O nosso propósito é ampliar o seu olhar para o futuro, seja por meio de uma leitura, de cenas atuais ou do passado, da arte, tecnologia ou música que, sim, movem-nos e nos conectam com as pessoas, o mundo e a nossa essência também.


Foto: Unsplash


Produções para entender e perceber o racismo em sociedade

É no mês de novembro que, geralmente, damos mais atenção às pautas raciais, justamente pela celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra – data que remete ao líder quilombola Zumbi dos Palmares, símbolo da luta pela liberdade e pelo fim da escravidão no Brasil.

Recentemente, isso mudou. O assassinato do estadunidense George Floyd desencadeou uma onda de protestos pelos Estados Unidos, bem como por diversos outros países, reacendendo o debate sobre a luta contra o racismo e a violência policial com os negros. O slogan “Black Lives Matter” ganhou as ruas e nos fez refletir ainda mais sobre o sofrimento e o medo diário enfrentados.

O cinema e a literatura, mais uma vez, são nossos aliados para provocar a reflexão e instigar a discussão acerca do tema. Em nossa edição de estreia, propomos a você o convite de conhecer obras fantásticas e abrir a mente ao quanto o racismo ainda está presente na sociedade.

Minissérie ‘Olhos que condenam’

Minissérie de Ava DuVernay, traz uma adaptação ao caso real conhecido como “Central Park Five”. O caso, ocorrido em 1989, envolve cinco adolescentes negros acusados pelo espancamento e estupro de uma mulher branca. Mesmo não tendo quaisquer ligações com o crime, os jovens foram coagidos pela polícia a confessar o ocorrido e, como resultado, ficaram presos entre cinco e 12 anos. De acordo com a própria diretora, a série apenas retrata um sistema que foi construído para oprimir e controlar.

Livro ‘O que é racismo estrutural?’

Do escritor Silvio Luiz de Almeida e da editora Letramento, é um livro que, em pouco mais de 200 páginas, com linguagem acessível e fluída, aborda, utilizando estudos de outros autores especialistas no assunto, a reflexão sobre os conceitos do racismo como fundamento estruturador das relações sociais da nossa sociedade.

Filme ‘Corra’

Produção de Jordan Peele e indicado a diversas premiações e vencedor do Oscar de melhor roteiro em 2018, é um filme de terror que possui como tema principal o racismo. Na história, um jovem negro viaja para conhecer os pais brancos da namorada e é submetido a um experimento que evidencia um racismo absurdo. Mesmo se tratando de um terror psicológico, capaz de desencadear revolta do telespectador, o filme traz uma forte crítica social, incluindo referências perturbadoras aos tempos da escravidão.

Para ir além

O serviço de streaming Netflix lançou, como forma de reforçar a posição da empresa perante a luta contra o racismo, uma categoria de filmes e séries intitulada “Black Lives Matter”. A opção reúne centenas de produções feitas por diretores negros ou que envolvem a temática.

Se ainda der tempo, para ampliar o repertório de leitura

1. 12 anos de escravidão, de Solomon Northup

2. Mulher, raça e classe, de Angela Davis

3. Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro

Também vale assistir, a estes filmes, fora do contexto, mas com sentido

1. 1917

2. I can´t only imagine

3. Rocketman

Aplicativos

1. Calm: Medite, Durma e Relaxe

2. Deezer: Ouvir Música, Playlists e Podcasts Online

3. Tik Tok


CONTINUE LENDO NO APLICATIVO OU NO SITE

0 comentário