Se o cérebro não consegue sentir dor, por que ficamos com dor de cabeça?

A Vision Business traz algumas curiosidades sobre o assunto. O nosso cérebro não sente dor porque não há nociceptores – terminações nervosas receptoras de dor – no tecido cerebral. Esse fato explica por que os neurocirurgiões podem operar o tecido cerebral sem causar desconforto ao paciente e, em alguns casos, podem até realizar uma cirurgia enquanto o paciente está acordado.

Crédito: Nik Shuliahin

As dores de cabeça, por sua vez, acontecem por outro motivo. A dor que sentimos não acontece no cérebro, e sim nas estruturas ao seu redor. Essas estruturas são, por exemplo, as meninges, os tecidos nervosos, os vasos sanguíneos e os músculos do pescoço.


A pressão ou as alterações nessas estruturas ativam os receptores de dor, que mandam sinais ao cérebro. Ao tomar sorvete, por exemplo, sentimos dor como resultado da alteração do fluxo sanguíneo nas veias que se encontram entre a parte posterior da garganta e o cérebro. Já a dor de cabeça associada à ressaca, acontece como resultado da desidratação provocada pelo consumo de álcool, que causa dor nos vasos sanguíneos da cabeça.


0 comentário