Viajando, mas trabalhando também

Eles acreditam que casais que viajam juntos são mais felizes e aproveitam para produzir conteúdo para a internet.

Foto: Arquivo pessoal Fabiano Vieira e Neli Miranda

Dizem que viajar é a única coisa que se compra e que nos torna mais ricos. A vontade de explorar o mundo e descobrir novas culturas pode se concretizar num grande prazer, especialmente se você fizer isso acompanhado. Os casais que a Vision Business mostra a seguir, além de viajarem juntos, também produzem conteúdo para a internet sobre os destinos e suas rotinas. Eles descrevem como explorar o mundo a dois os impactou, o que aprenderam uns sobre os outros e como aprofundaram a confiança mútua e construíram uma base sólida para trabalharem juntos.

Uma pesquisa da U.S. Travel Association realizada com mais de mil adultos, indicou que casais que viajam juntos costumam estar mais satisfeitos com sua vida amorosa.

Casais que viajam juntos

Vida de Kombi

Somando as longas viagens que fizeram, os biólogos Fabiano Vieira e Neli Miranda visitaram, nos últimos 20 anos, cerca de 50 países. Durante a trajetória, desfrutaram de cheiros, gostos, paisagens, frio, calor, além de terem a oportunidade de conhecer pessoas muito diferentes. De acordo com o casal, durante todas essas oportunidades eles sempre estiveram com a câmera em mãos, fotografando e gravando os momentos para recordar depois. Mas só com a chegada das redes sociais é que descobriram que seria interessante compartilhar parte das experiências em tempo real e com uma vasta comunidade de amantes curiosos por viagens. Hoje, só no Instagram eles têm mais de 22 mil seguidores.

“Nossos primeiros relatos pelas redes sociais, há mais de 10 anos, foram, de fato, para uma rede pequena de amigos que nos acompanhavam de perto. Contudo, nos últimos anos vimos a possibilidade de usar as redes não só para compartilhar nossas histórias, mas também para divulgar nosso trabalho”, contam.

Foto: Arquivo pessoal Fabiano Vieira e Neli Miranda

Além de biólogos de formação, Fabiano e Neli são fotógrafos e cinegrafistas. Enquanto viajam, oferecem seus serviços produzindo fotos e vídeos a negócios relacionados ao turismo. “Atendemos clientes como hotéis, pousadas, restaurantes, agências de expedição etc. Nossa presença nas redes sociais tem sido fundamental para alavancar nosso empreendimento”, ressaltam.

Pelas imagens, você já deve ter reparado que o casal vive e viaja em uma Kombi. Mas, segundo eles, nem sempre foi assim. “A preocupação de todo viajante de longa duração é como se manter na estrada pelo máximo de tempo possível que o orçamento permitir. Em nossas primeiras viagens, aproveitamos tudo e todo o tempo possível que nossas economias anteriores nos permitiram, logo voltávamos ao sistema, como costumamos dizer, e então trabalhávamos por mais um longo tempo, economizando e pensando na próxima longa viagem. Essa prática mudou há três anos, quando decidimos viver viajando”, relata o casal.

Desde então, a Kombi, além de casa, virou escritório, e eles passaram a financiar as viagens com os valores que ganham. “Tem funcionado e é, parafraseando o conhecido jargão em língua inglesa, um excelente ‘work-life balance’, ou seja, um ótimo equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida. Para um futuro próximo, esperamos que essa pandemia seja controlada em breve e que as fronteiras novamente se abram e possamos todos, uma vez mais, termos passe livre para as maravilhas do mundo”, apontam.

Duas malas e um destino

Foto: Arquivo pessoal Camila Correa e Aloísio Cechinel

Com quase 30 mil seguidores, a designer gráfico Camila Locks Correa e o policial militar Aloísio Coelho Cechinel mostram suas experiências em viagens por meio do Instagram e também de um blog. O projeto ‘Duas malas e um destino’ surgiu em 2019, mas muito antes disso o casal já tinha paixão por viajar junto.

“Nossa história no mundo das viagens começou em 2010, quando embarcamos para a Irlanda e passamos sete meses em Dublin fazendo intercâmbio. Estávamos há apenas um ano juntos, mas já tínhamos algo em comum: o espírito de aventura e de buscar sempre novas experiências. Por lá, conhecemos alguns países da Europa, o que nos despertou o amor por viagens e a curiosidade de conhecer outras culturas”, contam.

Camila e Aloísio se casaram em 2019, e o destino escolhido para a lua de mel foi a Indonésia. Na época, encontraram dificuldades para conseguir dicas sobre a região na internet, então tiveram a ideia de compartilhar experiências de turismo por meio dela.

“Nesses dois anos de projeto, vivenciamos muitas experiências que talvez não teríamos vivido se não tivéssemos o Instagram de viagens. É um trabalho gratificante, que ainda não paga nossas contas, mas nos proporciona experiências incríveis”, declaram. O propósito do casal sempre foi compartilhar as vivências e conhecer outras. “Nossa maior conquista por meio do Duas Malas com certeza são as pessoas que conhecemos”, avalia o casal.

Hapfun

Fotos: Arquivo pessoal Alisson Traldi e Fagner Marques

O ‘HapFun’ é um dos maiores portais do país sobre parques de diversão e entretenimento. Além do site, a marca conta com 50 mil seguidores no Instagram e mais de 100 mil inscritos no Youtube. Os namorados Alisson Traldi Jubran e Fagner Marques fazem parte da equipe do projeto.

“Começamos a viajar em 2010, quando nos conhecemos. No início, tínhamos como foco os destinos nacionais e sempre tentávamos atrelar a viagem a algum parque que houvesse no caminho ou atrações que envolvessem mergulho e tirolesa. Tudo voltado para a adrenalina”, lembram.

Alguns anos depois, em 2013, tiveram a ideia de criar o ‘HapFun’. Inicialmente, o projeto surgiu como uma página no Facebook. Depois, criaram um site e o canal no Youtube. “No começo, postávamos muito pouco no canal. Mas aí fomos crescendo, tendo retorno, vendo que os parques reconheciam nosso trabalho, e fomos nos tornando referência no assunto. Além dos parques nacionais, também já mostramos nossas aventuras internacionais. Visitamos parques de alguns países, como Inglaterra, França e Espanha”, revela o casal.

Qual o reflexo das viagens e do trabalho na internet para o relacionamento de vocês?

FABIANO VIEIRA E NELI MIRANDA @vidadekombi - “Quem viaja junto vivendo em um motorhome, por longos períodos, ou acaba se dando melhor ou um dos dois volta para casa sozinho (risos). Em nosso caso, seguimos juntos e melhores! De verdade, depois de três anos viajando e vivendo em uma Kombi, não queremos outra vida”.

CAMILA LOCKS CORREA E ALOÍSIO COELHO CECHINEL @duasmalaseumdestino – “As viagens e o Instagram nos fizeram amadurecer como pessoas e como casal, com certeza. Já passamos por situações em que tivemos apenas um ao outro, e são nesses apuros que vemos o quanto nos damos bem e nos amamos. Sempre buscamos refletir nosso amor por meio do Duas Malas, além das nossas viagens e experiências gastronômicas”.

ALISSON TRALDI JUBRAN E FAGNER MARQUES @hapfunbr – “A gente tem gostos muito parecidos, então fica fácil bolar roteiros e ver o que vamos fazer. Nos damos super bem, e é muito gostoso para o nosso relacionamento porque nos divertimos, passamos os perrengues juntos, cansaço etc. E sempre são destinos que sonhamos muito antes. Então, quando a gente chega é aquela surpresa muito agradável. Acaba nos unindo muito”.